Email

contato@planofunerario.net.br

Fone

(11) 2528-8014

Endereço

Av. Paulista, 1439

Por se tratar de um processo ecológico, a cremação vem sendo cada vez mais procurada, pois não ocupa espaço físico e evita possíveis infecções no meio ambiente.

A prática parece moderna, mas a cremação é um método bastante antigo, praticado pelo homem nas antigas civilizações. Era considerado um destino nobre aos falecidos e fazia parte da rotina da população.

Hoje em dia, o número de cremações só tem aumentado, pois além de diminuir os impactos ambientais, a opção tem se tornado uma alternativa bem econômica.

Entretanto, mesmo com tantos benefícios, muitas pessoas não sabem como funciona o método da cremação. Para esclarecer as dúvidas, vamos explicar passo a passo de “Como cremar uma pessoa”.

Continue a leitura e conheça mais sobre esse processo.

Processo de cremação no Brasil

Como a cremação é um processo irreversível, ela exige alguns pré-requisitos antes de ser realizada.

No Brasil, se a pessoa deseja ser cremada, é exigido que ela faça o registro no cartório, ainda em vida. 

Após a morte, é necessário que o parente de primeiro grau requisite o serviço, como: o cônjuge, pais, filhos e irmãos, maiores de 18 anos.

Documentos solicitados

Para que a cremação ocorra é necessário a apresentação de alguns documentos, como: atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada ainda em vida pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.

Passo a passo da cremação

Morte Natural – Após o óbito do ente querido, os familiares realizam uma cerimônia de despedida, em seguida, o corpo fica em uma câmara fria por, no mínimo, 24 horas.

Morte violenta – No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação. 

Passado esse período, após sua preparação, o corpo seguirá para o processo de cremação.

O crematório possui duas câmaras, onde na primeira o corpo é cremado e, na segunda, os gases resultantes são filtrados e processados, garantindo que o meio ambiente não seja prejudicado.

Na cremação, todos os pinos e metais são retirados para entrar no crematório. Esse processo ocorre para evitar a contaminação das cinzas. 

Os restos ou fragmentos, são reduzidos através de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração. Após a cremação, são depositados em um recipiente que facilita o transporte.

Por motivos ambientais e de saúde, na cremação, um caixão não pode ser reutilizado ou reaproveitado, sendo cremado junto com o corpo. 

Qual é o período de cremação?

O tempo pode variar e a demora no processo depende do tamanho e peso do falecido, tipo de caixão e temperatura média da câmara de cremação. O processo dura em média de 1 a 3 horas. 

Temperatura utilizada no processo de cremação 

Na cremação, os corpos são submetidos a temperaturas altas entre 500 °C a 1.200 °C.

Urnas para cinzas

Após a cremação é necessário fazer a escolha de uma urna para guardar as cinzas do ente querido. A Urna funerária para cinzas, pode ser encontrada de várias formas, cores, materiais e diferentes tamanhos. 

Onde guardar as Cinzas?

O local de escolha para guardar as cinzas podem variar de acordo com as tradições da família ou em algum lugar onde o ente querido tenha solicitado, com um significado especial.

Muitas famílias optam por guardar as cinzas em casa, para lembrança do ente querido ou dispersar as cinzas em algum lugar que tenha sido escolhido pela pessoa que partiu, como nos mares, jardins, etc.

Há também a opção dos cinerários, onde as famílias possam guardar as cinzas em um local onde possam rezar ou homenagear o ente querido.

Como cremar uma pessoa?
Gostou da matéria? Veja mais notícias em nosso site:

Até para morte é preciso ter dinheiro
Plano Funerário Itapecerica da Serra
Qual a carência de um plano funerário?

Tags :
Share This :

Escolha seu plano ideal.